Galeria22 | Confira as principais bienais e eventos de arte do ano
A Galeria 22 está no mercado há mais de 20 anos e procura levar aos seus clientes o que há de melhor na arte brasileira, sempre com o objetivo de valorizar o investimento de quem se interessa por esse mercado.
galeria, obra de arte, escultura, pintura, gravura, desenho, artistas brasileiros, exposições
18295
post-template-default,single,single-post,postid-18295,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1200,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.4,vc_responsive

Confira as principais bienais e eventos de arte do ano

Confira as principais bienais e eventos de arte do ano

Da Bienal de Veneza ao Sculpture Projects Münster, 2017 promete ser um ano de peso para o mercado das artes

Whitney Biennial
17 de março a 11 de junho
Whitney Museum of American Art, Nova York

O Whitney Museum abre sua influente bienal pela primeira vez em seu novo edifício, após um hiato de três anos. Os curadores Christopher Lew, do próprio Whitney, e a curadora independente Mia Locks, selecionaram 63 participantes depois de visitar os representantes e curadores em 40 cidades. O lista inclui nomes como os artistas norte-americanos Jo Baer e Larry Bell, coletivos internacionais como o GCC e jovens artistas de Nova York, incluindo Torey Thornton, Casey Gollan e Victoria Sobel. Dana Schutz, Pope.L, Jordan Wolfson e Anicka Yi.

“El Partenón de libros” (1983), de Marta Minujín, será reproduzido em Kassel como parte da Documenta 14 © Marta Minujín Archive

Documenta 14
8 de abril a 16 de julho
Vários locais, Atenas
10 Junho-17 Setembro
Vários locais, Kassel

Em contraste com a Bienal de Veneza, a Documenta – exposição realizada em Kassel a cada cinco anos – está se preparando para ser uma exposição altamente política. Pela primeira vez em seus 60 anos de história, o evento será dividido em duas cidades: Kassel, berço da exposição na Alemanha, e Atenas. Uma enorme réplica da Acrópole de Atenas, feita a partir de 100.000 livros proibidos, vão surgir na Friedrichsplatz em Kassel como parte da Documenta 14. A obra é uma reencenação de “The Parthenon of Books”, da artista argentina Marta Minujín, que criou a obra em Buenos Aires em 1983.

Bienal de Veneza 2015

57ª Bienal de Veneza
13 Maio – 26 Novembro
Arsenale e Giardini, Veneza

A diretora artística da próxima Bienal de Veneza, Christine Macel, diz que está criando uma exposição “desenhada com os artistas, pelos artistas e para os artistas”, acrescentando que ela está preocupada com a “expressão individual” e a arte como “uma dimensão espiritual”, ao invés de uma inclinação política.

Macel, que é curadora-chefe de arte contemporânea no Centre Pompidou em Paris, indicou que haverá mais mulheres na exposição – intitulada Viva Arte Viva – uma ênfase a artistas esquecidos e explorações de trabalho da América Latina, Oriente Médio, Europa Oriental e Rússia. 


13ª Bienal de Sharjah
10 de março a 12 de junho
Vários locais, Sharjah

A Bienal de Sharjah, fundada em 1993, promoveu uma plataforma fundamental para artistas contemporâneos nos enclaves conservadores do Oriente Médio. A 13ª edição da Bienal é organizada por Christine Tohmé, diretora fundadora da Ashkal Alwan (Associação Libanesa de Artes Plásticas sem fins lucrativos) de Beirute. A exposição deve incluir obras de mais de 50 artistas internacionais, sob o tema “Tamawuj”, expressão em árabe que significa a ascensão e queda em ondas ou aparência ondulante.


Aros Triennial
3 de junho – 30 julho
Aros Aarhus Art Museum, Aarhus, entre outros locais

O escopo da primeira Aros Triennial é ambicioso, cobrindo os últimos 400 anos através de três seções intituladas Passado, Presente e Futuro. Segundo os organizadores, “Ela vai refletir sobre a percepção da natureza pelo homem, de acordo com as mudanças filosóficas, religiosas e políticas”.


Sculpture Projects Münster
10 de Junho a 1 de Outubro
Vários locais, Münster (Alemanha)

A quinta edição do Sculpture Projects Münster, que se realiza a cada dez anos, inclui mais de 30 obras públicas de arte e performance espalhadas por toda a cidade. O artista de Chicago, Michael Smith, montará um estande perto da estação ferroviária, onde planeja tatuar alguns idosos da cidade. A artista romena Alexandra Pirici apresentará uma peça de performance na Câmara Municipal, na qual os participantes atuam como “motores de busca vivos”, respondendo às perguntas dos visitantes sobre a história da Vestfália, região da Alemanha.


Bienal de Istambul
16 de Setembro-12 Novembro
Vários locais, Istambul

Os curadores da 15ª edição, a dupla de artistas escandinavos Elmgreen & Dragset, dizem que a sua apresentação na Turquia, intitulada “A Good Neighbour”, tratará de múltiplas noções de casa e vizinhança, explorando como os modos de vida em nossas esferas privadas mudaram ao longo do tempo. O lar é abordado como um indicador de identidades diversas e um veículo para a auto expressão, e a vizinhança como um microuniverso, exemplificando alguns dos desafios que enfrentamos em termos de coexistência na atualidade.


Bienal de Lahore
Início em novembro
Locais a confirmar, Lahore

A edição inaugural da primeira Bienal do Paquistão, liderada pelo artista paquistanês Rashid Rana, vai contar com residências, palestras e workshops em toda a cidade, incluindo obras comissionadas de artistas estabelecidos e emergentes. Os organizadores dizem que a exposição “explorará o poder da arte como um instrumento de mudança social”, embora as questões de segurança possam dissuadir os visitantes internacionais. Rana diz que a bienal é “obrigada a ser diferente. Na minha visão, a cidade serve não apenas como um local, mas também um meio”.

 

Mais bienais e triennials em 2017

Bienal de Kochi-Muziris
Até 29 de Março
Kerala, Índia

Desert X
25 de Fevereiro-30 Abril
Palm Springs, EUA

Bienal de Honolulu
8 de março a 8 de maio
Honolulu, EUA

Garage Triennial of Russian Contemporary Art
10 de março a 14 de maio
Moscou, Rússia

Kathmandu Triennale
24 de março a 9 de abril
Kathmandu, Nepal

Trienal de Yokohama
4 de agosto a 5 de novembro
Yokohama, Japão

Pacific Standard Time: LA/LA
Setembro – Janeiro de 2018
Los Angeles, EUA

Folkestone Triennial
2 de Setembro a 5 de Novembro
Folkestone, Reino Unido

Bienal de Arquitetura de Chicago
16 de setembro a 31 de dezembro
Chicago, EUA

Bienal de Lyon
20 de setembro a 31 de dezembro
Lyon, França

Performa 17
1 a 19 Novembro
Nova Iorque, EUA

Prospect 4
1 novembro a 25 fevereiro 2018
Nova Orleans, EUA

 

Fonte: www.touchofclass.com.br