Galeria22 | Pedras mágicas do artista Ugo Rondinone chegam a Liverpool
A Galeria 22 está no mercado há mais de 20 anos e procura levar aos seus clientes o que há de melhor na arte brasileira, sempre com o objetivo de valorizar o investimento de quem se interessa por esse mercado.
galeria, obra de arte, escultura, pintura, gravura, desenho, artistas brasileiros, exposições
22048
post-template-default,single,single-post,postid-22048,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.4,vc_responsive

Pedras mágicas do artista Ugo Rondinone chegam a Liverpool

Pedras mágicas do artista Ugo Rondinone chegam a Liverpool

Alguns anos atrás, sete pilhas de pedras multicoloridas apareceram no deserto de Nevada. Os motoristas que passam pela estrada Interstate 15 devem ter se perguntado exatamente o que eram essas torres de 10 metros. Um monte de fichas de jogo ganhas por gigantes nas proximidades de Las Vegas? Prova de que o homem neolítico tinha as cores pop art em sua paleta?

Um graffiti rapidamente ofereceu outras interpretações. Um “666” pintado com spray em um pedregulho sugeriu que esse era um trabalho do diabo, enquanto alguns órgãos genitais rabiscados associavam os pedregulhos aos ritos de um culto da fertilidade.

Seven Magic Mountains, Ugo Rondinone’s sculpture in the Nevada desert near Las Vegas.

As torres acabaram sendo reveladas como uma escultura de calcário de US$ 3 milhões do artista suíço Ugo Rondinone. Chamados de “Seven Magic Mountains”, eles foram inspirados por hoodoos naturais, ou torres de rochas, e pela arte de pedras para meditar. “Os ataques começaram duas semanas depois de colocá-los”, diz Rondinone. Isso foi perturbador? “A arte pública sempre atrai protestos. Eu vejo meu trabalho como arte comunal, então não posso reclamar. Você não poderia dizer se essas montanhas eram de pedra – ou de plástico ou isopor. Eles são completamente artificiais em um ambiente natural. Essa contrariedade me atrai.”

As obras de Rondinone não são nada senão contrárias. Em 2013, ele ergueu figuras austeras de rocha na praça em frente ao Rockefeller Center, em Nova York, e o chamou de “Human Nature”. “Minha idéia”, ele diz, “que era algo muito cru em um dos nossos ambientes mais artificiais”. “Sete Montanhas Mágicas” vieram do impulso oposto: colocar algo artificial na natureza. Seu trabalho está repleto de tais oposições: natureza x arte, efêmero x permanente.

Esta semana, Merseyside terá seu próprio monte de pedras quando Rondinone desvendar sua escultura de Liverpool, no Mermaid Courtyard de Albert Dock, como parte da bienal da cidade. O que é isso? “Em Nevada, eu queria fazer as montanhas saírem de uma paisagem cinza e marrom. Em Liverpool , quero fazê-los aparecer também. A cidade é tão cinza – precisa de cores fortes e agressivas ”.

Rondinone quer que o trabalho se torne um ícone de Merseyside. “Eu amo a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. “Eu sempre espero que minha arte pública seja abraçada dessa forma.”

Fonte : Dasartes