SPRING / JUNYA ISHIGAMI / TAKEO PAPER SHOW SUBTLE / photo by amana group

Familiar e acessível, o papel é apresentado em criações inovadoras que despertam os sentidos, por meio de experiências múltiplas e sofisticadas de design e tecnologia.

Com curadoria e direção de arte do designer Kenya Hara – responsável pelas diretrizes gerais para as três JAPAN HOUSE do mundo, a exposição tem a marca do minimalismo japonês e convida o espectador à observação detalhada de cada item, apreendendo o que não fica evidente ao primeiro olhar.

As criações resgatam e aprofundam o fascínio pelo papel ao evidenciar sua diversidade de texturas, cores, técnicas e aplicações do material. São itens sutis, delicados e leves, como o washi, papel japonês considerado um tesouro nacional do Japão, feito artesanalmente com técnicas tradicionais.

A exposição é dividida em dois eixos, SUBTLE | CRIAÇÃO e SUBTLE | COLEÇÃO. O primeiro deles reune trabalhos de arquitetos, designers, artistas e diretores de arte e animação. O segundo traz uma coleção com exemplos que convidam o visitante a percorrer as próprias experiências e memórias relacionadas ao material, como rendas de papel, dobraduras e envelopes.

A exposição esteve anteriormente na feira Takeo Paper Show, dedicada ao universo do papel que ocorre anualmente no Japão, desde 1965. O evento é organizado pela Takeo, empresa japonesa de papeis especiais, fundada em 1899. Fora do Japão, a exposição passou por Taipé e Milão.

CONTROL / RYUJI NAKAMURA / TAKEO PAPER SHOW SUBTLE / photo by amana group

CHOCOLATE’ S HATS / KENYA HARA / TAKEO PAPER SHOW SUBTLE / photo by amana group

Subtle – sutilezas em papel
De 29 de julho a 10 de setembro.
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Segundo andar.
Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado: das 10h às 22h.
Domingos e feriados: das 10h às 18h.
Entrada gratuita.