
26 jun 2017 “Selfie” inaugural de Andy Warhol espera chegar a £7 milhões em leilão
Postado em 11:07h
em Arte
Warhol abraçou a cultura do “selfie” meio século antes do resto de nós. E agora, o autorretrato que garantiu sua transição de artista à celebridade deve ser vendido em leilão pela primeira vez.
A impressão, datada de 1963, foi criada usando uma imagem de Warhol, tirada em um estande de fotos padrão de Nova York, iniciando a projeção da própria face do artista como característica distinta de sua obra.
O trabalho será colocado à venda pela Sotheby’s de Londres, a primeira vez em um leilão, tendo pertencido a uma coleção pessoal desde a década de 1980. Pela venda, espera-se nada menos do que de £7 milhões.
Apesar do fenômeno das selfies ser relativamente novo, ele remete ao culto das celebridades pelo qual Warhol foi obcecado, e a era do Instagram e das mídias sociais faz valer sua proclamação notória de que “no futuro todos terão 15 minutos de fama”.
O especialista sênior em arte contemporânea da Sotheby, James Sevier, disse: “Os primeiros autorretratos do artista – criados a partir de fotografias tiradas em estandes fotográficos de Nova York por dez centavos – nunca foram tão relevantes para a cultura contemporânea”.
Antes de virar a câmera para si mesmo, Warhol já havia retratado com sua peculiaridade figuras como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Elvis Presley, enquanto seu próprio status de celebridade aumentava. A ideia de autorretrato foi sugerida pelo negociante de arte Ivan Karp, que disse a Warhol: “Você sabe, as pessoas querem vê-lo”.
Fonte: TouchofClass