Conselho de Arte britânico alimenta a aspiração de transformar a região em um centro mundial de esculturas

Quatro instituições de arte de Yorkshire, incluindo duas ganhadoras do Art Fund Museum of the Year, asseguraram um financiamento de £ 750,000 para organizar uma trienal internacional de escultura, intitulada Yorkshire Sculpture International.

O programa “Ambition for Excellence”, do Arts Council England, e o Yorkshire Triangle (que inclui o Henry Moore Institute, Leeds Art Gallery, The Hepworth Wakefield e Yorkshire Sculpture Park) oferecerão seu mais ambicioso projeto colaborativo até agora.

A Yorkshire Sculpture International Sculpture Trienal deverá acontecer entre julho e setembro de 2019 em Leeds e Wakefield – com uma programação colaborativa artística, desenvolvimento de talentos e público, novas obras comissionadas parcerias internacionais.

Barbara Hepworth no Yorkshire Sculpture Park

Este importante projeto consolidará a reputação de Yorkshire como o melhor lugar para ver esculturas contemporâneas e modernas, baseada na história única e inigualável da região – como local de nascimento de Barbara Hepworth e Henry Moore – e compromisso de colecionar, comissionar, exibir, estudar e promover a escultura.

A Trienal de Escultura ampliará o alcance e a ambição de cada organização, compartilhando conhecimentos e recursos para construir novas alianças a nível local e internacional. Começa agora, por parte das organizações de Leeds e Wakefield, a primeira fase de seu planejamento para levar o projeto à realidade com um programa de engajamento que deve começar em julho de 2018.

“Yorkshire tem sido celebrada por sua riqueza de esculturas de renome mundial e estou muito feliz por financiar este projeto através do nosso programa ‘Ambition for Excellence’”, afirmou Sarah Maxfield, Diretora do Arts Council England. “A Yorkshire Sculpture International irá ilustrar como a região é um centro mundial de excelência cultural em escultura e estou ansiosa para ver as novas obras comissionadas. O apoio do Conselho de Arte da Inglaterra a uma nova trienal internacional de escultura permitirá que esta parceria dê um passo muito importante, contribuindo significativamente com o cenário cultural do Reino Unido”.