Entre 7 e 10 de dezembro, Miami se torna a capital da arte contemporânea internacional, fechando o calendário de feiras do ano

O calendário anual das grandes feiras de arte contemporânea sempre se encerra em grande estilo com a Art Basel Miami Beach. Este ano, mais de 200 das principais galerias internacionais de arte moderna e contemporânea exibirão obras de arte de mais de 4.000 artistas em diversos suportes e mídias. Os visitantes encontrarão obras que vão desde peças de jovens artistas até as obras-primas das galerias de alto calibre.

No evento, galerias da América do Norte, Europa, Ásia, África e sobretudo América Latina levam obras dos mestres da arte moderna e contemporânea, assim como a nova geração de estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, instalações, fotografias, filmes e trabalhos editados da mais alta qualidade serão expostos no principal salão de exibição. Obra de arte de grandes proporções, filmes e performances se tornarão parte do cenário externo da área perto de Collins Park e SoundScape Park. Além da feira, que ocupa o Miami Beach Convention Center, várias mostras paralelas espalham-se pela região durante a semana de arte que domina o Sul da Flórida.

Como nos anos anteriores, a presença das galerias brasileiras é marcante. No total, 20 galerias estão levando para Miami obras de artistas de destaque, de olho no mercado internacional. Este ano, participam da feira as galerias Raquel Arnaud, Bergamin & Gomide, Luciana Brito, Casa Triângulo, Central Galeria de Arte, DAN, Fortes D’Aloia & Gabriel, Leme, Mendes Wood DM, Millan, Marilia Razuk, Nara Roesler, Luisa Strina, Vermelho, A Gentil Carioca, Silvia Cintra + Box 4, Ricardo Camargo, Jaqueline Martins, Simões de Assis e Anita Schwartz Galeria de Arte.

Realizada ao longo do ano em outras cidades ao redor do mundo, a Art Basel estabeleceu-se como uma das maiores feiras de arte do mundo, com as principais galerias internacionais participando do evento anualmente. A edição norte-americana também reúne as galerias líderes de todos os continentes, que se dividem em diversos setores.

Conheça os setores da Art Basel Miami Beach

Na seção principal estarão as galerias mais renomadas do mundo. Já o setor Nova abriga galerias que apostam em um, dois ou três artistas com trabalhos elaborados nos últimos três anos, além de peças nunca exibidas anteriormente e que ainda estavam nos estúdios dos artistas. Duas galerias cariocas – Silvia Cintra + Box 4 e Anita Schwartz Galeria de Arte – expõem aqui.

A Galeria Marilia Razuk, de São Paulo, integra o grupo Positions – setor no qual curadores, críticos e colecionadores descobrem novos e ambiciosos talentos espalhados por todo globo ao fornecer uma plataforma para um único artista apresentar um projeto maior.

No setor Survey estão projetos de arte históricas, que podem incluir mostras individuais, coletivas ou temáticas. As galerias brasileiras que integram esta categoria são as paulistas Galeria Raquel Arnaud, Ricardo Camargo, Galeria Jaqueline Martins e a Simões de Assis Galeria de Arte, de Curitiba.