O projeto cataloga e atribui em definitivo as pinturas feitas por Salvador Dalí entre 1910 e 1983

A quinta e última seção do catálogo, que representa 17 anos de pesquisa e análise intensiva e reúne as pinturas de Salvador Dali, foi anunciado pela fundação. Com um design mais clean, o visual do novo catálogo online procura um equilíbrio entre o conteúdo e os elementos gráficos, para criar uma experiência agradável para o usuário.

O catálogo raisonée online está disponível aqui.

A Fundació Dalí sempre se dedicou à pesquisa e inovação e dedicou parte do seu potencial para investigar e divulgar o conhecimento de Salvador Dalí. Foram 17 anos desde que este projeto de pesquisa científica começou, e é uma das contribuições mais valiosas para o campo acadêmico. O material está disponível a todos, gratuitamente, em idiomas como o catalão, espanhol, inglês e francês.

Este catálogo raisonée é um projeto de atribuição, determinando a autoria das obras, concebido como um trabalho em andamento, continuamente atualizado e expandido com novos dados. O objetivo é estabelecer, sem nenhuma dúvida, quais as obras produzidas por Dalí entre 1910 e 1983.

“The Great Masturbator” (1929)

Todo o projeto de pesquisa tem como principal objetivo estudar e divulgar as obras do pintor. Este é um dos primeiros catálogos raisonné online de um artista. Ser uma das primeiras instituições a publicar um catálogo implica em ter poucos modelos a seguir, e é uma tarefa ainda mais difícil quando as obras têm a complexidade de Salvador Dalí.

Nos primórdios, em 2000, a Fundação Dalí baseou seu projeto em outras duas iniciativas: o catálogo raisonné de Joan Miró e o de William Turner (promovido pela Tate Gallery em Londres).

A Quinta Seção: 1965-1983

A quinta e última seção que abrange as obras desde 1965 até o último ano de produção, 1983, e inclui 233 pinturas. Até agora, foram catalogadas 1000 pinturas; no entanto, deve ser esclarecido que algumas das obras são compostas por dois elementos e, portanto, devem ser tratadas como uma só.

Os leitores facilmente apreenderão a evolução artística do pintor e será possível, finalmente, visualizar a vasta produção dos últimos anos de sua vida.

A Fundação Dalí acredita que o estabelecimento definitivo da obra pictórica de Dalí por meio de um catálogo raisonné não é apenas uma contribuição para um melhor conhecimento do trabalho do artista, mas, além disso, uma ferramenta importante para o estudo da história da arte do século XX, para o público em geral e também para pesquisadores internacionais. Já para os proprietários de pinturas e para o mercado geral da arte, a inclusão de uma obra dentro deste catálogo é garantia de sua autenticidade.

Publicado originalmente no site Artdaily