Xifópagas Capilares Entre Nós, lendária performance do artista brasileiro, reflete o seu fascínio pelo estranho e o surreal

O artista brasileiro Tunga criou obras de arte enigmáticas e surreais que se baseavam na arqueologia, mitologia, filosofia, psicologia e literatura. Um de seus trabalhos mais singulares, Xifópagas Capilares entre Nós, será realizado pela primeira vez na Tate Modern, durante uma série de finais de semana entre julho e agosto.

A performance apresenta duas meninas que, inesperadamente, aparecem nas galerias para criar um ambiente que confunde a linha entre realidade e ficção. Tunga encenou esta performance pela primeira vez em 1984.  Tunga baseou a performance em um mito de meninas nórdicas unidas cuja existência causou conflito em sua terra natal. Inspirando-se nesta imagem estranha, ele passou a encenar a performance ao longo de sua carreira. Ele também publicou um ensaio do mesmo título, que descreve o mito entre uma variedade de ocorrências incomuns – que também encontra-se em exposição.

O cabelo, e especificamente a forma da trança, é um símbolo recorrente em grande parte de seu trabalho, que frequentemente usava materiais como cobre e outros metais. A escultura Braid [Trança], de 1983, também faz parte desta exibição do artista na Tate. Feita inteiramente de chumbo, é uma das primeiras e maiores da série.

Xifópagas Capilares entre Nós vai acontecer de sexta a domingo, durante todo o dia, de 27 a 29 de julho, 3 a 5 de agosto e 10 a 12 de agosto de 2018.

Tunga

Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão (1952 – 2016), ou Tunga, nasceu em Palmares (PE) e foi reconhecido como um dos principais artistas brasileiros de sua geração. Trabalhando em várias suportes, incluindo escultura, instalação, vídeo e performance, sua prática aborda um amplo conjunto de temas. Suas obras estão espalhadas por coleções internacionais, incluindo instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, o Museu Nacional de Arte Reina Sofia de Madri e o Moderna Museet de Estocolmo.