“Temos muito orgulho do espaço conquistado pela ArtRio frente ao cenário mundial da arte. Entre nossas prioridades está reforçar a arte brasileira neste mercado, tanto com o reconhecimento aos grandes nomes de nossa história como também com a apresentação de nova geração de artistas. Temos hoje no Brasil um mercado amadurecido, em total sintonia com as melhores práticas e regras éticas da cadeia global. Nossos artistas são destaques de grandes mostras em países europeus e nos Estados Unidos, e estão presentes em algumas das mais importantes coleções privadas e acervos de museus e instituições. Assim como em outros anos, vamos receber na ArtRio grupos de colecionadores e curadores brasileiros e internacionais”, reforça Brenda Valansi, presidente da feira.  

O comitê de seleção de 2018 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia & Gabriel/ SP e RJ); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke / RJ, SP e FOR).  

Setores da Art Rio 2018 

Em 2018, a ArtRio apresenta oito programas. O PANORAMA reúne as galerias já estabelecidas no circuito internacional de arte. Galerias jovens apresentam projetos com uma curadoria experimental concebidos especialmente para a feira no VISTA. Já o SOLO trará projetos expositivos especiais com um recorte das coleções de Genny Nissenbaum e Mara Fainziliber. 

Com curadoria de David Gryn, o segundo ano do MIRA reúne, além de obras de videoarte, a música ao vivo do DJ inglês Max Reinhardt. O BRASIL CONTEMPORÂNEO é dedicado a artistas fora do eixo Rio – São Paulo. Em sua primeira edição, o programa tem curadoria de Bernardo Mosqueira. 

Dedicado ao design, o programa IDA ganha novo formato em 2018 com a curadoria de Renato Tomasi. E o PALAVRA, com curadoria de Claudia Sehbe e Omar Salomão, mostra como a palavra – escrita e falada – está presente nos diferentes processos de criação da arte. 

A feira ainda promove a sexta edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que tem como objetivo descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira. 

Bondinho do Pão de Açucar recebe mostra 

Este ano, o público também poderá observar as obras da feira em um dos principais cartões portais do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar. Com o tema “Monumento ao Monumento”, a exposição “Intervenções Bradesco ArtRio” tem a curadoria de Ulisses Carrilho. 

Para essa mostra, os visitantes serão impactados com objetos cotidianos, apresentados de forma surpreendente e inusitada. A exposição, que é aberta aos visitantes do Bondinho Pão de Açúcar, terá ainda obras de artistas como Anitta Boa Vida, Carmela Gross, Laura Lima, Lenora de Barros, Marcelo Cidade, Paulo Bruscky, Paulo Paes, Rafael RG. O local também receberá performances e exibição de vídeos. 

Venda online de obras 

A ArtRio lança este ano uma galeria virtual, tornando-se a primeira feira de arte do mundo a comercializar obras via web. O ArtRio.com vai ao ar a partir de 27 de setembro e deve permanecer ativo ao longo do ano. Na plataforma, galerias associadas à feira vão incluir suas obras que serão entregues em todo Brasil e em outros países, aproximando galerias e artistas de novos colecionadores de arte. 

Segundo Brenda, “A venda online é uma realidade mundial em todos os segmentos. Nosso foco será possibilitar para os galeristas e para o público comprador um novo canal, que alia segurança, rapidez, comodidade e conveniência. As galerias vão incluir suas obras e elas estarão acessíveis a pessoas de todas as regiões do país e também de outros países. Todas as informações sobre as obras serão fornecidas diretamente pelos galeristas, que farão a seleção das peças também”.